Perfil


JORGE NETO nasceu no Recife e herdou do pai, um matuto do sertão pernambucano, o gosto pela tradicional Música Nordestina. Desde cedo, procurou se aprimorar como músico. Estudou acordeom com o mestre Camarão e já aos nove anos, se apresentou no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Pernambuco.

Hoje, JORGE NETO é Advogado, formado pela Universidade Católica de PE, onde permanece integrando o MPB UNICAP, grupo que já revelou artistas como André Rio, Geraldinho Lins, Ilana Ventura, entre outros.

A Banda que acompanha Jorge Neto é formada em sua base, por seis músicos (sanfona, zabumba, triângulo, baixo, guitarra, percussão) e metais, dançarinos e vocais.

No repertório constam músicas próprias e de compositores nordestinos, com ênfase aos autores pernambucanos, como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Alceu Valença, Accioly Neto, Xico Bizerra, Flávio Leandro e outros.

A proposta artística do grupo é dar um toque pessoal na execução da música nordestina, e assim, manter e valorizar as raízes da nossa Cultura.

Jorge Neto gravou dois CDs. O primeiro CD(2005), “Homenagem”, é um tributo aos compositores Accioly Neto (in memoriam) e Xico Bizerra, e contou com patrocínio da Chesf e com as participações de Santanna, Cristina Amaral, Nádia Maia, Gennaro, Walkíria e Talitha Accioly (filha de Accioly Neto).

O segundo CD (2007) é a reprodução em áudio de um show realizado no Espaço Cultural Mercadão, na cidade do Cabo de Santo Agostinho-PE.

Recentemente (2011), gravou, com os músicos Percy Marques e Tiago Lasserre, o CD “Amadeirado”, do projeto SOMBATUKI, para o show em comemoração aos 80 anos da AIP-Associação da Impressa de Pernambuco.

Divulgando o seu trabalho, Jorge Neto tem recebido apoio da mídia em geral, bem como das casas de shows e de prefeituras e de órgãos do governo estadual (Fundarpe, Empetur) e federal (Min. da Cultura e Min. do Turismo).

Sobre Jorge Neto, disse o poeta Xico Bizerra: "O timbre de voz dele é diferenciado do que comumente a gente escuta no forró pé-de-serra.É uma coisa diferente, é uma voz forte, não obstante a juventude dele. Estamos precisando de gente nova para continuar regando esta semente que Gonzaga plantou e JORGE NETO é meu jardineiro preferido".

E, assim, vêm se confirmando, a cada novo show, novo evento, as palavras do Mestre Ivan Ferraz, ditas durante o  8º Encontro de Sanfoneiros do Recife: “Jorge Neto é uma das maiores revelações do nosso forró”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário